terça-feira, 14 de dezembro de 2010

40 - A FILHA DE JEFTÁ.

PRIMEIRO VAMOS SABER QUEM ERA JEFTÁ? JEFTÁ ERA GILEADITA MORAVA EM GILEADE, FILHO DE UMA PROSTITUTA, SEU PAI  SE CHAMAVA GILEADE, ELE TINHA O MESMO NOME DA CIDADE, A MULHER DE GILEADE LHE DEU FILHOS, QUE QUANDO CRESCERAM, EXPULSARAM SEU MEIO IRMÃO, JEFTÁ POR SER FILHO DE OUTRA MULHER,  POR ESTE MOTIVO JEFTÁ. SAIU DA CASA DE SEU PAI E FOI MORAR EM TOBE, NA COMPANHIA DE HOMENS LEVIANOS. PASSANDO ALGUM TEMPO, OS ANCIÕES DE GILEADE FORAM BUSCAR JEFTÁ, DA TERRA DE TOBE, PORQUE OS AMONITAS QUERIAM GUERREAR COM OS ISRAELITAS, E NÃO HAVIA NENHUM HOMEM COM A QUALIFICAÇÃO DE JEFTÁ, HOMEM VALOROSO E GUERREIRO, ELES QUERIAM JEFTÁ COMO CHEFE SOBRE TODOS OS HABITANTES DE GILEADE, PARA VENCEREM OS AMONITAS. ASSIM FOI JEFTÁ COM OS ANCIÃO DE GILEADE E O POVO O PÔS POR CABEÇA, E CHEFE SOBRE SÍ. COMO ESTRATÉGIA JEFTÁ ENVIOU MENSAGEIROS E TENTOU NEGOCIAR COM REINOS VIZINHOS, PARA EVITAR DERRAMAMENTO DE SANGUE, NÃO OBTENDO ACORDO, DECIDIU UM ATAQUE NA DIREÇÃO DE DEUS, ANTES DE PARTIR PARA A GUERRA, JEFTÁ FEZ  UM VOTO AO SENHOR,CASO VOLTASSE PARA CASA VITORIOSO, A PRIMEIRA PESSOA  QUE SAÍSSE PELA PORTA DE SUA CASA, AO SEU ENCONTRO SERIA OFERECIDO, EM HOLOCAUSTO AO SENHOR. ERA COMUM COSTUMES FAZER UM VOTO A DEUS ANTES DAS BATALHAS, JAFTÁ VIVIA NUMA SOCIEDADE EM QUE OS SACRIFÍCIOS HUMANOS AOS DEUSES PAGÃOS, ERAM ROTINEIROS, JEFTÁ FEZ, ESTE VOTO INCLUINDO SACRIFÍCIO HUMANO,''JUIZES.11:30,31'', APESAR DE DEUS TER PROIBIDO ESPECIFICAMENTE ESSE TIPO DE SACRIFÍCIO,(LEVÍTICO.18:21;20:1-5). JEFTÁ VOLTOU VITORIOSO, MAS QUEM SAIU AO SEU ENCONTRO FOI SUA ÚNICA FILHA, ''NAQUELA ÉPOCA AS MULHERES TINHAM UM COSTUME DE RECEBER OS HOMENS QUE RETORNAVAM DAS BATALHAS, VITORIOSOS, SAUDANDO-OS COM DANÇAS E ADULFES'', LOGO QUE ELE A VIU, ELE SE DESESPEROU RASGOU A SUAS VESTES, E LHE ENFORMOU DO VOTO QUE FEZ AO SENHOR E QUE NÃO PODIA VOLTAR ATRÁS,(Juizes11:36). ELA LHE RESPONDEU: MEU PAI, SE FIZESTE UM VOTO AO SENHOR, FASE DE MIM CONFORME O TEU VOTO, POIS O SENHOR TE VINGOU DOS TEUS INIMIGOS, OS FILHOS DE AMOM . É SOBRE A FILHA DE JAFTÁ QUE QUERO FRISAR, SUA OBEDIÊNCIA E RESPEITO QUE ELA TINHA COM DEUS E COM SEU PAI  EU  ACHO ADMIRÁVEL, COM CORAGEM CONCORDOU COM O VOTO DE SEU PAI. ESSA JOVEM SUBMETEU-SE DEMONSTROU UM COMPROMISSO PROFUNDO, AINDA QUE DIRIGIDO POR UMA VISÃO INCORRETA DA VONTADE DE DEUS, JEFTÁ NÃO OBTEVE VITÓRIA POR CAUSA DE SEU VOTO, DEUS HAVIA REJEITADO SACRIFÍCIO HUMANO, FEZ PROIBIÇÕES ESPECÍFICAS CONTRA ISTO,(LEVÍTICO.18:21;20:1-5 E DET.12:29-32,18:9-12). NÃO ERA E NEM É, PERMITIDO AOS PAIS SACRIFICAR SEUS FILHOS MAS NOTAMOS QUE JEFTÁ RECEBEU DAS CULTURAS PAGÃS, AO SEU REDOR UMA GRANDE INFLUÊNCIA SEM SABER DA CONSEQUÊNCIA QUE TRARIA SEU VOTO INSENSATO.GENTE CUIDADO AO FAZER ALGUM VOTO AO SENHOR, VOTO É MUITO SÉRIO!DEIXO PARA SUA MEDITAÇÃO A CORAGEM, A RENUNCIA,OBEDIÊNCIA E O AMOR QUE A FILHA DE JEFTÁ DEMONSTROU, POR DEUS, QUE DEUS TE ABENÇOE MISSIONÁRIA DIANA.

4 comentários:

  1. Hoje em dia eu tenho medo de fazer algum voto, mas para as pessoas que fazem é muito bom que possam cumprir com o que prometeram a Deus,infelismente tem muita gente que só acredita que Deus vai dar alguma bênção somente se faserem votos , mas não é dessa maneira, não podemos comprar a Deus. Deus abençoa porque Ele é bom conosco e não por causa de nossos votos,jeftá foi ingênuo ao pensar que compraria a Deus com seu voto de olocausto,Deus não se vende, eu já fiz voto para receber algo do senhor e descobri que não é assim bem assim.

    ResponderExcluir
  2. o voto é realmente propósito sério! o que é, um voto? O voto, é uma promessa que alguém assume perante a Deus, é uma promessa feita a Deus. deve ser uma expressão de gratidão por algum favor recebido , ou uma promessa no sentido de manifestar gratidão por algumas bênçãos desejadas, caso Deus ache por bem concede-la. o voto bíblico não pode ser confundido com a “promessa” católica, feita a um “santo”, Não deve, portanto, o voto ser visto como uma troca de favores. O voto deve ser feito como uma expressão de devoção piedosa do crente a Deus. quando alguém quer fazer algum voto, deve fazê-lo voluntariamente. ninguém é obrigado a fazê-lo. “ Por outro lado, uma vez feito o voto, tem que ter a responsabilidade de cumpri-lo. “Quando fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado”. (Dt 23.21); “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes” (Ec 5.4). Antes de se fazer um voto é necessário ter consciência do compromisso que estamos assumindo. Poderei cumprir esse voto? não devemos fazer um voto que dependa de terceiros para que possa ser cumprido. o caso de Jefté é bem conhecido (Jz 11.30,35-36,39). Os versículos citados deixam claro que Jefté não tencionava que sua filha fosse o objeto de cumprimento de seu voto precipitado. “Fez Jefté um voto ao Senhor Todavia a forma precipitada como fez o seu voto foi a causa do seu posterior lamento. não podemos oferecer como voto ao Senhor aquilo que já lhe pertence ou que por Ele é proibido. Por exemplo: o dízimo já é do Senhor, não poderei fazer um voto tencionando pagá-lo com ele (Ml 3.10). Aquilo que é fruto de alguma coisa impura ou abominável também não pode ser objeto de voto (Dt 23.18). O voto, portanto, deve ser visto como uma forma da graça de Deus, com a qual Ele quer nos abençoar. Jesus te ama missionária Diana

    ResponderExcluir
  3. PROMETER PRA DEUS É COISA SÉRIA !!!

    ResponderExcluir
  4. ANTES NÃO VOTAR DO QUE VOTAR E NÃO CUMPRIR!!! ABRAÇO AMIGA.

    ResponderExcluir

OI A VOCÊ QUE COMENTA! SE VOCÊ TIVER BLOG,TODAS AS VEZES QUE EU POSTAR, VOU LÁ CONFERIR LER E COMENTAR NO SEU CANTINHO,E MUITO OBRIGADA POR TAMBÉM LER E COMENTAR MEUS TEXTOS E A VOCÊ QUE NÃO TEM BLOG, MEUS MUITO OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO! OPS: NÃO ESQUEÇA JESUS TE AMA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...